segunda-feira, 17 de maio de 2010

Nunavut

Em aula conheci a Diretora de Recursos Humanos da Provincia de Nunavut

Voce ja ouviu falar? E logo ali no Artico onde vivem os esquimos do Canada... diga se de passagem que nao fazem a menor questao de que os imigrantes ingleses ou de qualquer lugar do planeta vivam por la..

Pois e ..o Canada e bem frio em algumas partes. Olha a pergunta da jacu aqui..:
- E la neva muito?
Como assim Bianca? Para nevar tem que ser quente..kkkkkkkk
Tirando o fato que ela me chamou para trabalhar la para o governo federal com um salario astronomico eu pensei em segredo e com muito carinho e respeito.
Nao pelo amor de Deus.. muito obrigada ..viver no quase Inferno de Dante eu nao dou conta.

Nao que meu espirito assanhado nao tenha ficado" Puxa voce tem que visitar, voce tem que conhecer, vai que vc gosta de trabalhar com os nativos..

O que eu achei mais legal de tudo e que ela me mostrou o jornal da maior cidade deles por la ( que nao tem ruas e nem carros so snow mobile ) As letras e o alfabeto esquimo sao totalmente diferente eles lembram quase numeros mas nao sao, parecem desenhos.
Os assuntos da comunidade no jornal, que ainda tenta como a seculos atras impor um cultura em um lugar que ja mais deveria deixar de ser livre.

Ela me contou interessantes aspectos da cultura local, um deles foi que as familias nao querem sair dos iglus afastados para estudar ingles e comer comida industrializada ... Why not??
Espere um seg..

O que eles nao querem? Se misturar, se modificar..ela disse.

Eu fiquei chocada que o Canada ainda tenta "socializar" os esquimos..Para que me fala??
Imagina se voce fosse um nativo e amasse aquela imenssidao de espaco. Se os dias quando fossem noites, fossem momentos magicos de rituais..para que voce quer viver como um imigrante ingles que ja nem sabe quem ele eh depois que foi para Nunavut...

Eu so sei do seguinte, que eu vou visitar em breve eu vou, pode ate demorar, mas eu nao deixo esse pais sem conhecer essa cultura.


Olha ai o lugar e tire suas conclusoes

http://www.nunavuttourism.com/explore/index.aspx?l=0,2,4,14

Um comentário:

  1. Olá Bianca Ferrari!Eu ví uma reportagem sobre Nunavut,a cidade gelada,e fiquei curioso pois,lá existem brasileiros morando e estes reportarão se tratar de uma cidade acolhedora e de prosperidade para quem aceitar o desafio de viver em uma temperatura absurdamente baixa.
    Porém,não foi bem o que entendi pelo menos na questão "acolhedora",relatado por você no texto acima.Agora tô confuso pois,sou solteiro e o frio não me incomoda.Quero ir para trabalhar e fazer meu pé de meia.Mas,não quero chegar para ser mau recebido.Qual sua opinião sincera a respeito?

    ResponderExcluir