sexta-feira, 30 de abril de 2010

Entrevista para o Jornal do Comercio RJ


Minha entrevista que legal p/ sessao de carreiras!! ;^)

Eu estudo na Rotman School da Universidade de Toronto em uma pos graduacao de nivel executivo. Existem formacoes para recem formados e para quem tem mais de 10 anos de experiencia que eh o meu caso.
Meu curso e esse http://ep.rotman.utoronto.ca/open/program_grid.asp em RH.
Meu marido ja terminou seu MBA na UBC ( Vancouver) e atualmente trabalha na Reserch in Emotion ( Blackberry smart phone) estava contratado antes de terminar seu curso, pois havia feito estagio na empresa.
Vou numerar suas perguntas ok? rsrsrs

1) Estamos a 2 anos e meio e viemos para ca com visto de estudantes
2) Me formo este ano na Rotman, sou psicologa e estou me preparando para a area de RH
3) Nao tivemos ajuda de ninguem, este foi um projeto muito bem planejado por quase dois anos e investimos pesado saindo do emprego. Essa e a parte mais dificil que existe. Largar o certo pelo incerto. Fomos chamados de loucos, doentes e muitos da nossa familia nos reprovaram.
Investimos mais de 100 mil dolares ( entre escolas, comida, casa e etc) E com certeza ja tivemos o retorno disso. So a proposta inicial de emprego do meu marido ja pagava metade do curso do MBA
4) Nao pedimos ajuda ao governo
5) Por que Canada? Otima pregunta, o Canada eh um excelente pais em diferentes aspectos: 1) Realmente multcultural, nao existe aquela massa concreta de cultura como nos EUA em que sua cultura e massacrada pela a americana e vira uma coisa esquista. Imagine aqui uma grande colcha de retalhos. Aqui as pessoas escolhem viver em seus guetos ou se misturar. Voce encontra literalmente gente do mundo inteiro e essas pessoas nao sao vistas como entrusas. Esse olhar dos imigrantes mais velhos para o recem chegados e um aspecto muito legal de respeito e harmonia. Porem acredito que como em qualquer lugar educacao e a porta de entrada para o mercado de trabalho sem ela inclusive aqui que necessita de mao de obra, voce vai ter trabalho , mas nao um bom emprego. 2) Beleza natural o Canada e MARAVILHOSO, sua natureza e muito diversificada e voce encontra desde praias de lagos (com areias mexicanas..rsrrs) ate montanhas deslumbrantes. 3) O mercado precisa de gente, por causa da mao de obra especializada ja ter atingido a maturidade nos proximos anos muitas pessoas precisam se aposentar e nao ha mao de obra suficiente . Estude aqui e voce com certeza tera sua chance. Esse foi o tema da minha ultima aula de Economia. Como o Canada lidara com a falta de mao de obra qualificada para os proximos 10 anos. 4) Qualidade de vida, respeito a familia ao idoso a crianca e a sua cultura.

E importanate ressaltar que nem todas as profissoes sao aceitas no Canada, por exemplo as da area da saude e necessario fazer adaptacoes e provas. Um outro aspecto e que o voluntariado e questao de sobrevivencia aqui. Essa cultura e muito intensa e comeca desde a infancia ate a maturidade..( 80 anos por ex)

A comida e muito boa, princiaplemnte os peixes e a influencia francesa na culinaria. Nao ha comida realmente canadensse. Depende da familia que vc visita por exemplo ela veio da onde? Da Inglaterra, Franca, Italia, India? O que e bom que aqui em Toronto encontramos desde farofa ate sonho de valsa..rsrsrs

Tivemos dificuldade de adaptacao sim. Ausencia de familia e amigos isso e pesado, mas vc tem que pensar que nao e para sempre!
Em Vancouver chovia muito e isso era complicado para nos, eu passei muitos dias tristes e quase desisti. Haviam dias que eu pensava o que eu to fazendo aqui?
O frio e outra adapataco mas que com o tempo vc acostuma. Nao tenho mais problemas com o frio. Eu prefiro neve daqui do que chuva mais do que semanal de Vancouver ( risos)
Viver no Canada e uma experiencia riquissima, deve-se abrir o coracao e desfrutar de de pedacinhos do mundo que vive por aqui. Sua cabeca muda muito e com certeza voce se torna um ser humano muito melhor. Nada e facil e preciso como tudo muita garra e disciplina e viver em um outro pais nunca e como o nosso. Mas pode ser ate melhor! Eu volto para o Brasil com certeza, mas depois do meu curso.

Um comentário:

  1. que entrevista DELICIOSA de se ler!!! quanta experiência né amiga...quanta coisa boa!!! Graças a Deus!! sua semeadura é GRANDIOSA.....e assim sendo sua colheita estará sempre em SUPERÁVIT!!
    amo vc....
    Flávia

    ResponderExcluir