segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O Canada e minha licao


Depois de quase 2 anos na terra distante chamada Canada eh que pude ligar os pontos. Por que a menina de 10 anos de idade procurava saber sobre o pais na biblioteca municipal de Limeira?O Canada tem me ensinado muito, isso tem pouco haver com um novos idiomas e estudar em uma Universidade. Tem haver com um licao profunda de humildade na qual me auto avalio muito distante.Em toda minha vida eu tive rodeada de pessoas e da minha familia, isso inclui uma gente quente cheia de energia e calor. Acontece que seria muito facil para mim dizer aqui que no pais que eu vivo as pessoas e o clima sao frios. Nao eh verdade. Depois de tantas experiencias de vida e de tantas reflexoes nao me canso de dizer que aqui eh o pais que ensina quem quer que seja um pouco dessa forma tao simples de ver as coisas. Talvez eu nao tenha aprendido a licao como deveria ainda, pois sao muitas as raizes que nos preendem ao passado. Nao me importo, no momento , ja me sinto feliz de conseguir pelo menos identificar as oportunidades de crescimento. No Brasil na cidade que eu nasci as laranjas caem do pe. No meio das ruas voce ve ate pe de abacate , na maioria dos lugares frutas aparecem o ano inteiro e isso eh maravilhoso.Mas aqui onde eu vivo hoje eh diferente, as frutas que nascem nas calcadas sao framboesas e nos supermercados se vendem compotas para se armazenar outras delicias, tao gostosas que os lixos tem travas para ursos.No pais que um dia eu sonhei, depois me revoltei e entao so agora posso dizer que o amo de verdade. Tudo tem sua propria harmonia e seu proprio tempo, demorei muito para aceita-lo como ele realmente eh. Apaixonada que estava precisava primeiro parar de idealizar pois no fundo sabemos que para amar eh preciso ir mais alem e ver por completo, quem sabe rsrsrNa terra onde a bandeira eh vermelha e branca descobri com certeza que meu lado animal sofreu inumeras adaptacoes. A comecar pelo impacto que as musicas e dancas aboriginas daqui exercem em mim, uma certa fascinacao quase hipnotica. Escondi pela minha vida inteira que dentro de mim ha tambem o animal e foi observando as arvores e o ceu daqui que mergulhei na intensa experiencia de me confrontar com esta face que por orgulho sempre ignorei. Pois foi aqui que descobri que fugi como um animal ferido e me isolei tambem.Diante das estacoes marcantes , pude compreender o quanto a natureza desse local eh humilde e que cada minucioso detalhe da vida tem o seu tempo proprio. No verao os lagos imensos como o mar ficam ainda mais azuis e se assemelham ao Caribe, na primavera as flores nascem em qualquer canto, brotam no acostamento das calcadas, nos muros e paredes elas nascem sem pedir licenca aos montes de todas as cores com muita forca tal qual como as montanhas lindas e gigantes daqui. As arvores brilham, mesmo quando ha corvos sobre elas e no outono suas folhas secas ficam alaranjadas e vermelhas comecam a despedacar e perdem sua "roupa" e por fim como mulheres grandiosas enfretam " nuas" o forte inverno. Como qualquer ser animal as estacoes se relacionam com voce e por mais que voce as nao aceitem elas estao dia apos dia influenciando sua alma. Eh preciso muita humildade para se aceitar o medo animal e oculto de sobrevivencia no inverno o limite que a natureza lhe impoe e tambem a alegria de vida que o sol no branco da neve lhe resgata a ensacao de ciclo fechado de limpeza profunda. Ha muitas licoes de vida nos longos periodos de solidao onde o " bicho troca de pele" na enorme forca que eh preciso fazer para se expressar, como cultura e ser humano, como distante de imagens ja criadas anteriormente sobre sua raca. E voce por outro lado deve fazer sua licao de casa aceitando que nao ha o que comparar culturalmente. Nao ha o que se lastimar se as pessoas daqui sao mais gentis e inocentes das que voce conhece na sua tribo. Nessa nova terra e tao ja antiga para mim, quando estamos "plantando" nossas sementes e o fruto ainda nao se colheu eh preciso deixar o orgulho de lado para compreender que o caminho da semeadura e ate mais importante que a colheita futura. So pensar nela faz com que atrase ainda mais o tempo proprio de cada florescer pois a oportunidade e alegria tambem estao na forma com que estou semeando ao meu redor. Humanos ou mais bichos que gente, todos estamos na condicao compartilhada de descoberta de uma nova terra seja ela chamada de Canada ou Brasil o que vale eh ser explorador de si mesmo rsrsrs(...)Aprender uma coisa significa entrar em contato com um mundo do qual não se tem a menor idéia. É preciso ser humilde para aprender. (Autor desconhecido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário